5 de outubro de 2006

Dualidade dos sentimentos


Paixão e Amor… Sentimentos tão próximos e tão distintos… Andam geralmente de mão dada nos corações de todos nós, contudo, são causadores de discussões acesas e, muita confusão, acima de tudo…
Pois é… Como distinguir estes dois sentimentos? Será que existe alguma diferença entre estes? Se há, qual é? E saber se o que se sente é amor ou paixão…

Bem… grande confusão...

Na verdade estes sentimentos são parecidos no “aspecto” e na “forma”! Cuidado, não disse que eram iguais!

Comecemos pela Paixão… Este sentimento é dotado de uma enorme força e energia, com o seu cerne no coração. Pode ser sentido relativamente a alguém ou a algo. É todo um frenesim que nos dá energia e ao mesmo tempo consome… Há vários tipos de paixão; pelo trabalho, amigos ou por uma pessoa em especial e especial. Enfim, acho que é bom nos apaixonarmos por tudo e por todos, pois só assim conseguimos uma existência mais plena, aproveitando, empenhando e desfrutando ao máximo tudo o que os nosso dia-a-dia nos oferece e em particular o que a vida nos dá!

Quanto ao Amor… Ai o Amor… Sentimento nobre, muitas vezes usado de forma voraz com o intuito de iludir aqueles para quem este sentimento jamais foi uma utopia. A definição de amor é muito mais ampla que a de paixão. Ao contrario desta, cujo tempo de vida é diminuto; é passageira, o Amor é um sentimento sublime. Pode permanecer no coração de quem o sente uma vida inteira, sem que perca sentido; mesmo ficar adormecido durante anos sem morrer… É um sentimento que implica uma empatia muito maior que uma grande amizade, aliado a uma capacidade de compreensão e companheirismo. É algo muito mais que espiritual… O AMOR É A UNIÃO DE DUAS ALMAS COM VIBRAÇÃO EM UNISSONO! Aparece quando menos se espera, de forma mais improvável… Nem dá para explicar, sente-se, simplesmente sente-se….


Se um dia tivesse que escolher entre paixão e amor, teria dificuldade… O amor, na vida é imperativo, dado ser um sentimento forte e sólido, capaz de compreensão, afecto, carinho, companheirismo… Por outro lado a paixão faz com que nos sintamos nas nuvens, aumentando os sentimentos de forma efusiva e estonteante. Ao amor deve estar sempre aliada a paixão, pois, atribui-lhe uma vivacidade e alegria frenéticas. Contudo a paixão é passageira, impedindo que a visualização da verdadeira natureza da realidade… Este sentimento requer cautela!

Assim, apaixonem-se por tudo quanto vos rodeia, amigos, trabalho, de modo a darem o vosso melhor em tudo o que fazem, tirando o máximo de proveito. Contudo, quando se toca em ter alguém ao lado…. Não há nada como amar…

Ama! Amar revigora o espírito e aquece o coração!

Sem comentários: